Olá Pessoas, tudo bem? Estamos aqui com esse blog que é nada mais nada menos que um trabalho de faculdade e não somente, é também um chamado para vocês aderirem a campanha que estamos fazendo para o mesmo! uma campanha contra um assunto que todos nós, de alguma forma, já sofremos. O bullying! Então pessoas fiquem a vontade para postar comentários e por que não, depoimentos e experiencias que vocês já presenciaram sobre o bullying! Gratos pela atenção!

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Falando sobre Bullying.

 Bullying é a denominação internacional que identifica todas as formas de comportamentos agressivos perpetrados entre indivíduos de iguais condições: colegas  de trabalho, idosos em um asilo,crianças em área de lazer, estudantes de uma mesma escola e também por internet através de sites de relacionamentos.
 
 Estudos internacionais, desenvolvidos a partir da década de 90, tem comprovado os efeitos negativos  do bullying sobre a formação dos jovens e como uma importante causa de suicidio na infância e adolescência.
 

O bullying divide-se em duas categorias:
  1. bullying direto;
  2. bullying indireto, também conhecido como agressão social
 O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social.
 .

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidando alguém, sendo intimidados ou os dois. A forma mais comum é a cibernética, a partir do envio de e-mails ofensivos e difamação em sites de relacionamento como o Orkut.

3 comentários:

  1. Graças a Deus nunca passei por situações comparadas ao bulling,mas já presenciei sim em tempo de escola,com perturbações por um colega ter opção sexual,em palavras tbm é agressõ,que é chamado de agressão verbal.A cada dia tem aumentado as agressões nas escolas,enfim,mas partindo isso de vcs é muito bom a questão da consientização,venhamos assim estar fazendo nossa parte e quem sabe solucionar esses atos ridículos e é claro totalmente idiotas....
    Simone Palma.......

    ResponderExcluir
  2. O Bullying tem um poder aterrorizador, não somente em relação as suas vítimas, mas também a forma como se propaga nos círculos sociais comuns aos jovens e, principalmente, na escola. Ainda causa transtornos, não somente aos que sofrem diretamente, como também ao agressor e as testemunhas. São consequências graves, tanto no aspecto físico quanto emocional, e o bastante para alertar e combater essa prática. Interessantíssimo o trabalho que estão realizando, afinal, nada melhor que alertar e combater junto aqueles que sofrem, e porque não utilizar personagens (íntimos!_ como os de Maurício de Souza) na luta contra esta?!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nas escolas, muitas vezes os professores se veem diante de tal situação e não sabem como reagir, principalmente atualmente, com o aumento da violencia nas escolas. É necessario um foco no preparo do corpo docente para esse tipo de situação.

    ResponderExcluir