Olá Pessoas, tudo bem? Estamos aqui com esse blog que é nada mais nada menos que um trabalho de faculdade e não somente, é também um chamado para vocês aderirem a campanha que estamos fazendo para o mesmo! uma campanha contra um assunto que todos nós, de alguma forma, já sofremos. O bullying! Então pessoas fiquem a vontade para postar comentários e por que não, depoimentos e experiencias que vocês já presenciaram sobre o bullying! Gratos pela atenção!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Bullying no nosso dia-a-dia!

   Pois bem, eu estava aqui pesquisando temas para postar e me deparei com um tema um pouco curioso.O bullying em desenhos animados!
 O primeiro exemplo que me veio na cabeça foi o desenho da turma da mônica.Quem sabe dizer onde está o Bullying??? Qual dos nossos queridos personagens sofrem esse mal??
 Algumas dicas:
   * Tem uma menina que é dentuça e gordinha e que quando mexem com ela ele pega o coitadinho do sansão e taca na cabeça de quem "zoa" com ela.
   * Tem tb um menino que vive correndo de água.
   * Uma menina que é muito gulosa.
   * E um garotinho adorável com a lingua presa.( meu personagem preferido rsrsr )
 Em algumas histórias dos gobis podemos presenciar o bullying.
 Não que eu esteja criticando essa grande obra de Mauricio de Souza, longe disso, particularmente eu adoro. Estou somente dando um exemplo de que o bullying está em lugares onde menos imaginamos!
                                                                                                                        Jéssica Mello

7 comentários:

  1. olá! sou a redatora do Óbvio e Atual e adorei o projeto de vocês.
    Me adiciona no msn obvioeatual@hotmail.com
    que a gente pode conversar mais sobre o tema ;)

    bjs ;*

    ResponderExcluir
  2. Acho que as pessoas n dao tanta importacia a algo que é tão serioo... Acho que deveriamos abrir mais os olhos pra esse tipo de preconceito!

    ResponderExcluir
  3. bullying, ou em português, deboche, provocação como eu prefiro falar, já que somos brasileiros, estamos no brasil, falaremos em português. antes de tentarmos nos policiar sobre esse tipo de deboche, devemos nos policiar contra o preconceito, homofobico, racial, entre outros por que tudo nasce do preconceito, nas brincadeiras. nunca vi alguem com algum tipo de preconceito, simplesmente assumir e tentar se corrigir, sempre preferem dizer "eu nao tenho preconceito, so nao gosto" e acha que está "abafando" quando na verdade so esta enganando a si próprio.

    falou

    Carlos Chrispino

    ResponderExcluir
  4. Grande menção aos clássicos dos quadrinhos nacionais. Ao abordar a presença da chacota e exibi-la em sua forma mais preconceituosa ao transformar defeitos em humor negro e agressão, o bullying faz hoje parte do nosso universo social, livrar-nos dos preconceitos enraizados na nossa cultura é o primeiro passo para combater a mais esta forma de segregação e preconceito. Boa campanha, sucesso no trabalho de vcs.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que praticar o bullying nada mais é do que ridicularizar uma característica alheia, que seja considerada um defeito, a fim de camuflar um defeito próprio. É o desejo de fazer o outro tão infeliz quanto o indivíduo que pratica se sente. Enfim, a meu ver, ambos os indivíduos que participam do bullying precisam de tratamento psicológico, ou seja, quem agride e quem sofre a agressão.

    Sucesso gente!

    ResponderExcluir
  6. e como todo brasileiro ja sofri bullying principalmente na escola e chato e sou contra as pessoas que a doram praticar isso aindda mas com os mas fracos ne..........

    ResponderExcluir
  7. Creio que sua visão dos quadrinhos de Mauricio de Souza foi um tanto quanto distorcida... Veja bem, a idéia básica não é incentivar Cebolinhas e Cascões a chamar as pessoas de gordas ou dentuças, mas sim, mostrar que quem hostiliza os outros acaba se dando mal (muitas "coelhadas" da vida). Isso se prolonga nos desenhos animados também, mas o importante é que, sempre quem está do lado agressor acaba se dando mal, como os Toms e Jerrys da vida, papa-léguas e Coyote, Popeye e Brutus (esse já começa com o estigma do bulling pelo nome), Piu-Piu e Frajola, e olha que a maioria desses desenhos já passou da casa dos 50 anos e só agora a questão do bulling se agrava...
    Não creio que nossos pais e muito menos nós fomos influenciados por Cebolinhas, Cascões, Toms, Coyotes, Brutus ou Frajolas da vida, mas que desde criancinha nós estamos SEMPRE torcendo para as Mônicas, Papa-Léguas, Popeyes e Piu-Pius da vida isso lá é verdade... ESTE é o grande objetivo do que você chamou de bulling nos quadrinhos, colocar-nos SEMPRE do lado do oprimido e não do opressor.
    Um grande abraço do seu colega de turma da UVA (Marketing) Sergio Botelho.

    ResponderExcluir